Nasceu em Tibagi (PR), em 1º de agosto de 1878, filho de Herbert Harison Mercer e de Maria Antônia de Sá Mercer. Casou-se com Laurentina de Sá Mercer com quem teve o filho Edmundo Alberto Mercer Júnior.
Foi sertanista, agrimensor, topógrafo.
Foi nomeado prefeito de Tibagi em 1907. Concluída a gestão, deixou as atividades políticas para dedicar-se somente agrimensura.
Colaborou no desbravamento dos sertões paranaenses, inclusive abrindo a picada que veio a se tornar Estrada Boiadeira. Seu pioneirismo foi partilhado com Coelho Júnior e resultou no levantamento topográfico entre os rios Ivaí e Piquiri.
Em 1913, nas páginas do jornal “Diário dos Campos”, fez a defesa da ocupação do território de Campo Mourão, denunciando “grandes maroteiras relativas ao assalto a grandes e ricas áreas de terras devolutas do Estado, por inescrupulosos indivíduos que delas se apossaram para vendê-las a régios preços, num enriquecimento ilícito e fácil”.
Faleceu em 1º de agosto de 1938, em Tibagi, sua cidade natal..
Em outubro de 1964, foi homenageado em Campo Mourão, pelo prefeito Milton Luiz Pereira que deu seu nome a uma das ruas da cidade.