PROJETOS

Café com Letras

A Academia Mourãoense de Letras (AML) promove, esporadicamente, na Feira Criativa de Campo Mourão, o “Café com Letras”, uma iniciativa que visa a divulgar as obras de escritores locais e os trabalhos da Instituição num ambiente popular. A ideia principal é socializar, a preços acessíveis e até gratuitamente, a produção literária dos imortais da AML. Livros de vários gêneros ficam à disposição numa barraca na feira, com café gratuito: daí o nome do projeto.Iniciado em 16 de junho de 2019, foi temporariamente interrompido pela pandemia de covid-19.

Poezap

Projeto criado durante a pandemia do coronavírus, o “Poesap” publica, nas redes sociais da Academia, vídeos com declamações de poemas enviados pelos acadêmicos pelo WhatsApp. Além de ajudar a atravessar o momento de restrições e isolamento, a iniciativa inspiradora ajudou a manter ativa a AML, ao mesmo tempo em que difunde, pelo Facebook ou Instagram, a produção literária dos acadêmicos.

Santas Letras

A Academia Mourãoense de Letras (AML) abriga uma pluralidade de escritores – linguistas, historiadores, filósofos, poetas, teólogos, jornalistas e pesquisadores em várias áreas – que, crentes ou não, vinculam a própria produção literária ou científica ao fenômeno religioso. O projeto visa a firmar parcerias com instituições religiosas ou seculares, no sentido de disponibilizar ao colegiado acadêmico, na biblioteca da AML, versões das escrituras sagradas de diferentes tradições religiosas, nos variados idiomas clássicos ou modernos, para consulta, em vista de favorecer o surgimento de produções literárias, nos mais variados campos do saber, que tematizem esse argumento.Em vigor desde 2019, o projeto já recebeu vários exemplares da Bíblia, do Alcorão, da Torá e de outras letras consideradas sagradas.

Concurso de Poesias

O Concurso de Poesias Prof. Rubens Luiz Sartori tem por finalidade estimular a produção literária e democratizar os bens culturais, reconhecendo, aplaudindo e premiando, em dinheiro, o talento de poetas residentes em Campo Mourão e nos demais municípios da COMCAM.O certame leva o nome do primeiro Presidente da Instituição, falecido em 2013. Promotor de justiça, Dr. Rubens ficou famoso por elaborar suas peças jurídicas em versos e deixou registrado o desejo de que a AML promovesse um prêmio literário regional. A 1ª edição foi lançada em abril de 2019, premiando duas categorias distintas: público em geral e membros de academias literárias e de instituições congêneres. A cerimônia de premiação contou com sarau literário das obras selecionadas.

Ler é mudar a roupa da alma

O projeto “Ler é mudar a roupa da alma”, lançado em janeiro de 2021, surge da ideia-consenso de compartilhar impressões, opiniões e análises de leituras prazerosas. Entre outros, tem por objetivo discutir, por meio de lives, obras literárias de gêneros variados, propiciando um maior conhecimento e o gosto pela leitura/literatura, além de incentivar a participação de diferentes públicos.O título do projeto é inspirado na célebre frase do poeta Mário Quintana: “Viajar é mudar a roupa da alma”. Assim, se é verdade que “quem lê viaja”, a iniciativa é um convite perene a viajar pela literatura.