CADEIRA 05

EDCLEIA APARECIDA BASSO DIDYK

Data de nascimento: 1953

Naturalidade: Brasileiro 
Data de eleição: 28 de junho de 2014
Data de posse: 28 de junho de 2014

 23 de março de 201901 de maio de 2002
    
Patrono: DICKSON FRAGOSO VERAS
 
 
Antecedido por: OSWALDOIR CAPELOTO
 

BIOGRAFIA RESUMIDA

Nasceu em Uraí (PR), no dia 03 de março de 1953, filha de Tirso Basso e Benedita Macedo Diniz Basso, irmã de Edgard, mãe de Douglas, Diogo, Vanessa e André e avó de Ana Luiza, Thiago, Victor Hugo, Sophia, Caio e Ana Elisa. Casada com José Didyk Júnior. Reside em Campo Mourão desde 1984.
Graduou-se em Letras anglo-portuguesas e respectivas literaturas na UEM, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem cursos de aperfeiçoamento e bolsas de estudos no Canadá e na Inglaterra. 
Atuou por 16 anos na rede pública como professora concursada em Língua Inglesa.  Em 1986, iniciou sua carreira no ensino superior, na Fecilcam, campus da Unespar, onde permaneceu até se aposentar como Associada-nível C, atuando no curso de Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento. Suas pesquisas voltam-se à formação de professores da educação básica, com pesquisas nas áreas de Letramento e Formação Humana. Coordenou e atuou em vários cursos de Especialização, de extensão e de aperfeiçoamento. Ministrou conferências, palestras, seminários, simpósios e publicou vários artigos científicos em revistas indexadas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

GRADUADA EM LETRAS ANGLO-PORTUGUESAS E RESPECTIVAS LITERATURAS
MESTRE EM LINGUÍSTICA APLICADA
DOUTORA EM LINGUÍSTICA APLICADA
 

OUTROS TEXTOS:

Neste local você poderá encontrar outros textos produzidos pelo acadêmico (artigos, crônicas, resenhas, etc).
BASSO, E. A.. Eles não querem nada com nada: uma microetnografia com adolescentes aprendendo ingles. Revista Plurais (Campo Mourão), FECILCAM, v. 2, p. 249-253, 2000.
BASSO, E. A.; Tognato. M.I.R ; Souza. M. M. de ; Sonsin. S.T . A summary of relationship of teacher´s b.a.k. to instructional decisions in lesson or activity. Revista Plurais (Online), FECILCAM, v. 3, 2000.
BASSO, E. A.; MIQUELANTE, M. A. . REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Contexturas, v. 23, p. 17-38, 2014.
BASSO, E. A.; LIMA, F. S. . A colaboração entre pares em uma turma de adolescentes aprendendo inglês na escola pública. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. vol.9, p. 4-25, 2010.
DE LIMA, FERNANDO SILVÉRIO ; BASSO, EDCLEIA APARECIDA . -Nem sempre a língua que eu falo é a que eles entendem- – crenças sobre o ensino de inglês com adolescentes de escola pública. Signum. Estudos de Linguagem, v. 17, p. 65, 2014.
ROSA, A. A. C. ; BASSO, E. A. . Gêneros discursivos nas aulas de língua inglesa: uma proposta para a escola pública. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 2, p. 208-223, 2010.
ROSA, A. A. C. ; BASSO, E. A. . Estratégias de aprendizagem em língua estrangeira: investigando a prática da sala de aula. Revista NUPEM (Online), v. vol.2, p. 89-100, 2010.
ROSA, A. A. C. ; BASSO, E. A. . GÊNEROS DISCURSIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA ESCOLAS PÚBLICAS. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 09, p. 621-637, 2011.

 

PUBLICAÇÕES:

ENSINAR E APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS DIFERENTES IDADES: REFEXÕES PARA PROFESSORES E FORMADORES

Aborda o processo de ensino aprendizagem de línguas na infância, adolescência e fase adulta (incluindo a 3ª idade). É voltado para a formação do aluno-professor, do professor de línguas estrangeiras em exercício e aos pesquisadores em língua estrangeira.

DISPONIBILIDADE:

COMPRA: SIM 
DOWNLOAD GRÁTIS: NÃO
BIBLIOTECA: SIM