CADEIRA 21

CLEVERSON DE LIMA

Data de nascimento: 1983
Naturalidade: Brasileiro
Data de eleição: 08 de julho de 2017
Data de posse: 08 de julho de 2017
Contato: cleverson@oxy.com.vc
 

 

    
Patrono: ANTÔNIO REINISZ
 
 
Antecedido por: OSVALDO BROZA
 

DISCURSO DA POSSE:

Quem me conhece sabe que o ultimo lugar que eu gostaria de estar é atrás de um microfone.
Embora eu seja um publicitário. A minha busca de atenção sempre se focou nas minhas obras, na recepção que elas tem com o público. Eu sou apenas uma sombra das minhas criações.
Quando me lembraram que tinha que escrever algo para esse dia, a folha branca parecia mais branca que o normal. Tentei buscar na estante a minha inspiração. A primeira veio de Eoin Colfer. Não por sua obra, Artemis fowl. Mas pelo o que estava escrito na primeira página: “Aproveite a Leitura e não deixe nunca de aproveitar desse hábito”. Esse pequeno lembrete da Mila Salvadori, minha madrinha, era para que eu continuasse a ler.  
Eu li Mila. E muito. E também escrevi.  
Não tanto quanto queria, ou quanto deveria. Mas dei o meu melhor. 
E continuarei a lapidar o meu trabalho literário. E nos momentos de dúvida, eu me apoio nas palavras gentis, e inesperada, do professor Fábio. Que em um passado distante escreveu: “Ele tem uma mente criativa que se expressa muito bem também nos contos. Estou certo de grandes coisas o esperam num futuro bem próximo”.  Guardei o seu texto Professor, para em épocas de desanimo, confiar novamente nas suas palavras e buscar essas grandes coisas do meu futuro. Acreditando nessa pequena frase, eu continuei a escrever.
Me graduei em Letras, e me graduei em Marketing. Me especializei em cinema, em Estudos Literários.  Obtive o título de Mestre, pela Unespar, estudando o Graphic novel de Neil Gaiman. E para manter o número par, ainda busquei o título de Mestre em Comunicação pela UEL.  Entre graduações e pós-graduações, me entretenho entre filmes, livros e revistas em quadrinhos, e  é neste último que eu confio o meu futuro. 
Como publicitário meus textos sempre foram vinculados a imagens, e é nessa junção que eu me expresso melhor.
Tsugumi Ohba e Takeshi Obata expressam em nanquim e textos o que eu sinto por diversas vezes  essa “imensa satisfação que arde em mim quando estou sobre desenhos sujos de tinta”. E é nessa mescla de tinta e texto que meus trabalhos futuros virão. Digo isso para ilustrar o que ocupará a cadeira 21, ocupada anteriormente pelo também publicitário Osvaldo Broza, e que tem como patrono o comunicador Antônio Reinisz.
Broza mora em Campo Mourão desde 1963, foi funcionário público municipal, contador, representante comercial, publicitário e empresário de diversos ramos. Atuou socialmente como presidente da União Mourãoense dos Estudantes Secundários, do Conselho Estadual da  União Paranaense de Estudantes, e do Rotary Campo Mourão Gralha Azul. É autor dos livros: Caminhos de Casa, editado em 2004 e Campo Mourão em Crônica, editado em 2007 e faz parte das obras: Amigo da Poesia – Vivência – editado em 2000 e 2º Compêndio da Academia Mourãoense de Letras editado em 2006.
O patrono da cadeira 21, é Antônio Reinisz, residiu em Campo Mourão desde 1954, formou-se em administração pela UEM, foi locutor e Repórter Esportivo na rádio Colméia de Campo Mourão; Foi redator e apresentador em programas de televisão, diretor de marketing e entre os trabalhos com mídias, ainda se preocupou em prestar relevantes serviços sociais para Campo Mourão e Região.
Essa cadeira, se encaixa comigo, aos meus antecessores espero honra-los com as minhas produções.
 
Para finalizar, agradeço aos meus novos amigos da Academia Mourãoense de Letras, pelo voto de confiança. Lutarei para disseminar a criação literária e artística mourãoense.
 
Obrigado a todo os presentes.

BIOGRAFIA RESUMIDA

Nasceu em Campo Mourão, em 21 de setembro de 1983. Filho de Jair José de Lima e Geni Manfrini de Lima. Graduou-se em Letras pela Unespar – campus de Campo Mourão e em Marketing pela Uninter. Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Estudos Literários pela Unespar.  É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Sociedade e Desenvolvimento, pela Unespar – campus de Campo Mourão.
É produtor com experiência no desenvolvimento e criação de roteiros para material audiovisual, destacando-se os institucionais e os de ficção-literária.
No Studio Oxy Creative, desenvolve inúmeros trabalhos relacionados à arte digital e design para publicidade e propaganda, assessoria gráfica, programação visual, ilustração, fotografia e redação publicitária.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

MESTRE EM COMUNICAÇÃO
MESTRE EM SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO
ESPECIALISTA EM CINEMA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL
ESPECIALISTA EM ESTUDOS LITERÁRIOS
GRADUADO EM MARKETING
GRADUADO EM LETRAS
GRADUANDO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GRADUANDO EM DESIGN GRÁFICO
MEMBRO DA ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS
MEMBRO DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ

OUTROS TEXTOS:

PUBLICAÇÕES:

MONIERE E OUTROS CONTOS

Esta é a segunda edição, extendida e corrigida, dos contos produzidos pelo publicitário Cleverson Lima entre os anos de 2007 a 2011. São pequenos contos para o entretenimento infanto juvenil, mas apreciados também pelo público adulto.

DISPONIBILIDADE:

COMPRA: SIM 
DOWNLOAD GRÁTIS: NÃO
BIBLIOTECA: SIM

DOZE TEMPOS DOCE PIXEL

O cotidiano cada vez mais acelerado nos leva a abandonar alguns prazeres que deveriam ser normais ao homem da sociedade contemporânea, como a apreciação de uma boa música, esportes, dança e pintura. Nessa obra há a representação imagética de 12 momentos do projeto Doze tempos, doce Pixel, representados por meio da pintura digital.

DISPONIBILIDADE:

COMPRA: SIM 
DOWNLOAD GRÁTIS: NÃO
BIBLIOTECA: SIM

A REBELIÃO DAS CORES: A COR COMO ARTIFÍCIO MANIULÁVEL NOS QUADRINHOS

O objetivo da pesquisa era identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir a ser trabalhada em diversos contextos.

DISPONIBILIDADE:

COMPRA: NÃO
DOWNLOAD GRÁTIS: SIM
BIBLIOTECA: SIM

O MOSAICO REFERENCIAL DE NEIL GAIMAN: UM ESTUDO SOBRE A INTERTEXTUALIDADE EM THE SANDMAN

O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada.

DISPONIBILIDADE:

COMPRA: NÃO
DOWNLOAD GRÁTIS: SIM
BIBLIOTECA: SIM

ESCREVER PRA QUÊ.  CONTOS EM(EN)CANTOS DA SALA DE AULA

Sinteticamente o projeto objetivava o deslocamento da Condição, de que: “O texto escolar é o único gênero  que quem escreve não quer escrever e quem lê não quer ler. De fato, essa é uma das verdades constantes em sala de aula”. Independente da época ou da forma da organização social, as atividades de escrita e leitura em sala de aula sempre são prejudicadas por diversos fatores incontroláveis pelos planejamentos educacionais. Entretanto algumas atividades podem ser desenvolvidas de forma a auxiliar o processo de aquisição e formação do, digamos, “prazer de ler e escrever”. Este livro é o resultado do trabalho realizado em sala de aula.
 

DISPONIBILIDADE:

COMPRA: NÃO
DOWNLOAD GRÁTIS: NÃO
BIBLIOTECA: SIM